15 de abril de 2010

Karting - Fim-de-semana positivo para Rafael Lobato

Depois da jornada inaugural em Palmela, teve lugar este fim-de-semana a segunda prova da Baltar Kart Cup 2010, que contou com 37 pilotos, distribuídos pelas 4 classes que compõem o campeonato.

O piloto de Vila Real, Rafael Lobato marcou mais uma vez presença, disputando a classe X30 Júnior para pilotos entre os 12 e 15 anos de idade, ao volante do seu kart com chassis Birel, juntamente com mais 9 pilotos.

Desta vez, os problemas físicos que o apoquentaram em Palmela não surgiram e entrou em pista confiante que o trabalho realizado para preparar esta prova surtiria o efeito desejado.

O dia iniciou-se com os treinos livres, com Rafael a rubricar o 3º tempo, a apenas um décimo de segundo do piloto mais rápido que seria Fábio Pereira, logo seguido por Luís Cidade. Mais atrás surgiam Paulo Baldaia, João Ferreira, Miguel Costa e Ricardo Costa.

Seguiu-se a sessão de treinos cronometrados com uma duração de 10 minutos, onde o melhor tempo seria obtido por L. Cidade, seguido de F. Pereira e J. Ferreira. No 4º lugar surgiria Lobato já a 4 décimos de segundo do mais rápido.

Na partida para a 1ª corrida, Rafael Lobato saltava do 4º lugar para o 2º, logo atrás de Pereira. No entanto, na segunda curva seria surpreendido por Ferreira e Cidade, caindo novamente para quarto. Na 2ª volta, Ferreira passaria para o comando por troca com Pereira que se envolveria numa luta com Cidade, seguidos de perto por Lobato, R. Costa e M. Costa. A luta entre Pereira e Cidade acabaria na volta seguinte com o toque entre ambos e consequente despiste, seguido de abandono. Rafael Lobato, que seguia logo atrás, herdava o 2º lugar e partia em busca da liderança. A distância para o líder viria a diminuir até aos 1,5 s com que terminaria a manga. A vitória caberia a Ferreira, seguido de Lobato e R. Costa. A seguir viria M. Costa, Luciano Carvalho, Ricardo V. Nova, P. Baldaia e Gonçalo Rodrigues.

Na partida para a 2ª corrida, Rafael partia do 2º lugar, no lado exterior da grelha. Realizou um bom arranque, mantendo-se ao lado do primeiro, mas chegado à 1ª curva teve realizar uma trajectória mais larga e pelo lado sujo da pista, fazendo com que caísse para 3º.

Na frente, Ferreira voltaria a distanciar-se e o jovem piloto via-se envolvido numa luta com R. Costa que duraria até à 10ª volta quando finalmente o conseguiu ultrapassar. Até final, na frente tudo ficaria na mesma, devido aos andamentos muito semelhantes, enquanto Cidade ainda conseguiria ultrapassar R. Costa. Seguiu-se M. Costa, Pereira, Baldaia, Carvalho, Vila Nova e Rodrigues. Chegados à Final, mais uma vez Rafael partia do 2º lugar e no final da 1ª curva viria a cair para 4º, atrás de Ferreira, R. Costa e Cidade.

Devido ao facto de R. Costa ser ligeiramente mais lento, reteve atrás de si Cidade e Lobato, permitindo mais uma vez que Ferreira se afastasse. Finalmente, à 5ª volta Cidade conseguiu passar Costa e seguir no encalço do líder. A mesma sorte não teve Rafael Lobato que ficaria retido atrás de R. Costa até ao final, apesar das inúmeras tentativas de ultrapassagem. No final, o vencedor seria João Ferreira, logo seguido de Luís Cidade e mais atrás Ricardo Costa e Rafael Lobato.

A próxima prova disputa-se no kartódromo de Braga, a 30 de Maio, onde mais uma vez Rafael Lobato estará presente para lutar pela vitória.