30 de março de 2010

Resumo do fim-de-semana desportivo do Basket Clube Vila Real

Basket Clube de Vila Real/CORGOBUS em grande na Taça João Mendes

As equipas de minis do Basket Clube de Vila Real/CORGOBUS tiveram mais uma jornada extremamente positiva na Taça João Mendes, disputada no dia 28 de Março, no Pavilhão da Escola Diogo Cão, em Vila Real.

Nesta 3ª jornada da prova, as duas equipas do BCVR/CORGOBUS voltaram a estar em excelente plano e com vitórias categóricas sobre os seus adversários, atestando o bom momento formativo do clube.

A equipa A do BCVR/CORGOBUS disputou 2 jogos nesta jornada. No primeiro encontro do dia, os lobos disputaram o dérbi local diante da Diogo Cão-A. Com um excelente aproveitamento, o BCVR venceu o jogo sem dificuldades, por um marcador expressivo: 56-6, um resultado sem qualquer contestação e que espelha claramente a maior qualidade técnica e táctica do Basket Clube de Vila Real/CORGOBUS. O segundo jogo do dia, diante da ED Bragança anunciava-se como mais complicado para as cores do Basket Clube. Mas a equipa vila-realense realizou uma partida perfeita sob o ponto de vista táctico, que desmontou a estratégia de contra-ataque da equipa brigantina. Impondo a sua melhor qualidade técnica, a equipa vila-realense abriu uma vantagem no marcador que poucos contavam no início do jogo: 53-12 foi o resultado final da partida. Com estas duas vitórias, a equipa A do BCVR/CORGOBUS deu um passo de gigante na revalidação do título. A equipa alinhou com Paulo Subtil, João Figueiredo, Paulo Costa, José Guimarães, Bruno Martins, João Oliveira, Guilherme Vilela e Rodrigo Lima (capitão).

Mas a equipa do BCVR-B/CORGOBUS esteve também em jogo nesta jornada. No primeiro jogo do dia, a equipa de Vila Real enfrentou a ED de Bragança e saiu derrotada por 30-14. Apesar da derrota, a equipa de Vila Real esteve durante grande parte do jogo à frente no marcador. Mas os minutos finais do encontro foram fatais para as aspirações dos jovens lobos, que acabaram por ceder perante um adversário poderoso e rápido fisicamente. Na segunda partida do dia, a equipa de Vila Real enfrentou o conjunto do FC Porto de Mirandela, tendo vencido por 36-32. Uma partida muito equilibrada e bem disputada, por 2 conjuntos que têm vindo a evoluir positivamente durante esta prova. A equipa alinhou com Lícinio Rêgo, Luís Martins, Diogo Pires (capitão), Leonardo Matias, João Bessa, João Baptista, João Costa, José Figueiredo, André Cruz e António Duarte.

Basket Clube de Vila Real/AAUTAD com jornada dupla vitoriosa

Seguindo a onda do clube neste fim-de-semana, com um aproveitamento muito positivo, a equipa sénior do BCVR/AAUTAD alcançou duas vitórias no Campeonato Nacional da 2ª Divisão.

No primeiro jogo do fim-de-semana, o BCVR/AAUTAD viajou até Lousada, onde bateu a equipa local por 65-44. Num jogo bem disputado, a equipa de Vila Real bateu-se com valentia e garantiu a segunda vitória perante o Lousada neste campeonato. O conjunto vila-realense manteve sempre o controlo da partida, apesar da boa réplica dada pela equipa local. A vitória foi sendo construída gradativamente, com uma boa gestão do jogo feito pelo conjunto vila-realense.

No Domingo, a equipa de Vila Real “varreu” o Santo Cristo de Moncorvo, por uns expressivos 104-45. Diante de um adversário muito frágil, o conjunto vila-realense entrou com uma excelente disposição, imbuída em conquistar um bom resultado nesta partida.

Desde o início, a equipa de Vila Real acabou com qualquer veleidade do adversário. A primeira parte do encontro terminou com uma vantagem pontual de 29 pontos.

Na segunda parte do encontro o cariz do encontro não sofreu mudanças, apesar do 3º período ter registado um equilíbrio inusitado (17-16 para as cores de Vila Real). Mas no último período, o BCVR/AAUTAD entrou em grande e esmagou o seu adversário (37-8 nesse período).

A equipa do BCVR alinhou com Rui Costa, Ricardo Queiroga, Tomé Moreira, José Félix, Marco Correia, Carlos Areias (cap.), Ricardo Stringfellow e Pedro Fonte.

Basket Clube de Vila Real/GROUPAMA bateu Trancoso e Bragança

A equipa do Basket Clube de Vila Real disputou, neste fim-de-semana, dois jogos a contar para a Taça Nacional de Sub-16 masculinos, alcançando os seus 2 primeiros triunfos nesta prova.

No primeiro jogo do fim-de-semana, os lobos de Vila Real viajaram até Trancoso, para enfrentar a equipa local (ACR Trancoso). Num jogo dramático, diante de um advesário truculento e com uma arbitragem deplorável, a equipa do BCVR/GROUPAMA precisou de todas as suas energias e de uma enorme capacidade de sofrimento e concentração para aguentar uma batalha que pouco teve de basquetebol. Uma situação que deixou à nú o momento vivido na modalidade no interior profundo do país.

A equipa de Vila Real começou bem o encontro e assumiu o comando no marcador. Durante o primeiro período, e enquanto a arbitragem foi imparcial, a equipa conseguiu gerir uma vantagem sobre o adversário, fruto de um basquetebol mais esclarecido. Apesar disso, alguns lançamentos fáceis falhados acabaram por impedir a equipa de terminar este período com uma vantagem mais confortável.

À partir daqui, o jogo terminou. A equipa da casa passou a abusar do jogo faltoso, com o beneplácito da arbitragem, impedindo o BCVR/GROUPAMA de jogar. Esta táctica acabou por dar os seus frutos. O jogo passou a estar equilibrado. Nos 2 períodos seguintes, foi mais do mesmo: faltas sucessivas, algumas grosseiras e muito pouco basquete. Com o aproximar do final do encontro, a equipa da casa, com 3 exclusões por 5 faltas, procurou pressionar ainda mais a arbitragem. Mas os jovens de Vila Real acabaram por recuperar e com muito sangue frio, conseguiram, nos últimos segundos, com um triplo de João Lima, dar à volta ao marcador. Até ao apito final, a pressão foi intensa, com cenas lamentáveis por parte do público local e da equipa da casa. Uma jornada para esquecer e que não dignificou a modalidade.

Segunda vitória diante da ED de Bragança

No segundo jogo do fim-de-semana, o BCVR/GROUPAMA recebeu a equipa brigantina no Domingo, num jogo que se antevia complicado para as cores vila-realenses. Com efeito, o jogo começou com algum equilíbrio no marcador, mas com um certo ascendente do conjunto de Vila Real, que controlava os acontecimentos. No final do primeiro período, o BCVR/GROUPAMA conseguiu aumentar a vantagem e adquiriu maior confiança para o jogo. Esta tendência manteve-se no segundo período. Com uma defesa bem organizada e com um maior acerto ofensivo, os vila-realenses abriram uma vantagem de 13 pontos.

A segunda parte do encontro começou com o Bragança a esboçar uma reacção. Mas logo a seguir o Treinador Pedro Pinto procedeu a diversas alterações tácticas o que permitiu o retomar do controlo da partida pelo Basket Clube de Vila Real. O terceiro período serviu para aumentar ainda mais o fosso pontual entre as duas equipas.

No quarto período, houve oportunidade para mais uma estreia no plantel (Miguel Teixeira, para além de Gonçalo Quinteira e Francisco Lima, nos períodos anteriores). Com o jogo controlado e com alguns minutos de desconcentração, sobretudo ao nível ofensivo, permitiram ao Bragança encurtar a distância, sem nunca colocar em causa a vitória do BCVR/GROUPAMA.

Mais um bom jogo da jovem equipa de Vila Real, que desta forma dá um salto significativo na tabela. A equipa alinhou com Miguel Teixeira, Gonçalo Quinteira, Manuel Moreira, Francisco Lima, Paulo Carvalho, Pedro Mota (capitão), João Lima, José Vieira, Tito Carvalho e Miguel Arnaldo.