26 de março de 2010

1º Torneio de BTT de São Martinho com balanço positivo

A pista de Autocross de São Martinho de Anta recebeu, na pretérita quarta-feira, dia 17 de Março, mais uma prova de BTT, integrada no Campeonato Distrital do Desporto Escolar. Esta competição foi organizada pelo Grupo de Educação Física da Escola EB 2,3/S Miguel Torga, com o apoio logístico da Câmara Municipal e da Corporação dos Bombeiros Voluntários de Sabrosa, assim como de dois agentes da “Escola Segura” da Guarda Nacional Republicana.

Estas organizações desportivas, que âmbito escolar, perseguem objectivos, muito concretos, da educação e promoção da saúde, designadamente, através da sensibilização para os benefícios da prática regular das actividades físicas, num contexto de convivência saudável entre todos aqueles que neles participam. No entanto, esta prova procurava, também, a confrontação dos discentes em competição para seleccionar e recrutar a equipa que irá ao Campeonato Regional da especialidade em representação do nosso distrito.

Para os elementos da organização o dia da prova começou bem cedo, pelas 10:30 da manhã, com a marcação da pista e montagem dos percursos, através de fitas de balizagem. Pelas 14:00 chegaram os concorrentes que, imediatamente, foram reconhecer o percurso, manifestando-se muito agradados, uma vez que a competição desenrola-se numa paisagem natural e deslumbrante, de características bucólicas e óptimas para a prática da modalidade de BTT.

Por razões alheias à organização da prova, a Escola ES/3 Fernão Magalhães, de Chaves, que seria o nosso principal adversário, não se deslocou para Sabrosa, tendo avisado o professor Carlos Moreira, responsável pelo Grupo / Equipa de BTT do nosso agrupamento, escassas duas horas antes do início da competição.

Das quase três dezenas de alunos dos escalões masculinos que participaram nas provas, a vitória coube ao Mário Sérgio Saavedra Castro nos Juniores; ao Daniel Gonçalves Gaspar e Filipe Alexandre Vilaças nos Iniciados; ao Gonçalo Nuno Teixeira Silva nos Infantis B, e ao Ricardo Jorge Minhava nos Infantis A.

Luís Melo