16 de fevereiro de 2010

Suse Carvalho do clube de Vila Pouca de Aguiar é Campeã Nacional de Taekwondo

No salão da Feira Internacional de Lisboa (FIL), abriu portas na quarta-feira através da Associação Industrial Portuguesa que organiza a exposição que se prolongou até domingo. E são duas em uma – Lisboa Boat Show e a Sport Show - Feira do Desporto Activo –, a primeira com o que já era habitual, dedicada à náutica de recreio e acessórios, com mais de 200 expositores e mais de uma centena de barcos de sonho, que ganha agora nova dimensão com modalidades e produtos dedicados ao mergulho, sendo a segunda aberta a modalidades de ar livre individuais. A Feira Activa do Desporto concentra mais de 160 expositores de cerca de 15 actividades desportivas como o skate, patins em linha, escalada, rappel, ténis, bike, provas todo-o-terreno, judo, esgrima, taekwondo, entre outras, onde mais de 500 atletas/participantes, entre eles vários campeões do Mundo e atletas olímpicos, contribuíram com um conjunto actividades paralelas durante os cinco dias de feira.

Englobado na feira do desporto, realizou-se o Campeonato Nacional de Taekwondo no escalão de Seniores. Estiveram a representar a Associação de Taekwondo de Vila Real apenas duas atletas, Jessica Teixeira do Taekwondo Clube Vila Real e Suse Carvalho da Associação de Treinos de Modalidades Olímpicas de Vila Pouca de Aguiar.

O sorteio do campeonato ditou para a Jessica o confronto nas meias-finais com a actualíssima campeã nacional nesta categoria (-53 kgs). Depois de facilmente ter superado uma adversária da associação de Setubal, no combate que daria o acesso à final da competição a nossa atleta esteve ao seu melhor nível, mas tal foi insuficiente pois viria a ser derrotada pelo resultado final de 4pontos a 1.

No entanto, Suse carvalho que competia na categoria de (- 62 kgs), também tinha uma tarefa árdua pela frente, pois estavam à sua espera 4 combates. Com o objectivo único de recuperar o titulo perdido no ano passado, a “cavalgada” desta atleta foi impressionante e em alguns combates demolidora. O nível das suas adversárias era bastante elevado, mas de certa forma isso serviu de incentivo para motivar o suficiente a nossa atleta Transmontana. E a história de mais um titulo nacional conquistado por esta atleta resume-se assim:

1 - 1º combate a sua opositora foi desclassificada;
2 - 2º combate contra uma atleta da Associação de Aveiro, 7-2 foi o resultado final, a Suse não permitiu qualquer tipo de veleidades à sua adversária.
3 - 3º combate contra a ex-campeã nacional Mariana Dias da Associação do Porto, o combate foi recheado de nervos à “flor da pele”, a juventude e irreverência superaram a enorme experiência da adversária. 3-2 foi o resultado que permitiu o acesso à final.
4 - Mas o objectivo ainda não estava cumprido. A atleta da Associação de Santarém que nas meias-finais venceu a actual campeã nacional em titulo, preparava-se para derrotar a nossa atleta. Tal não viria a acontecer, o escárnio e arrogância desta competidora de não ter subestimado a atleta de Trás-os-Montes permitiu que a Suse controlasse o combate durante os três rounds e vencesse por um expressivo 6-0. Final da história, a atleta Suse Carvalho é pela 4ª vez Campeã Nacional de Taekwondo.

Este campeonato nacional estreou um novo sistema de competição (exigido pelo IDP), neste novo sistema competitivo os atletas representam os seus clubes e a classificação final por equipas é atribuída à Associação Distrital. Este sistema, já esperado por muitos, é muito mais eficaz e justo para todos, que desta forma salvaguarda sempre o papel dos clubes que afinal de contas são os responsáveis pela formação dos atletas.

No entanto, resta-nos ressalvar um ponto negativo à organização, pois ainda não sabemos a classificação colectiva das Associações, somente sabemos que a Associação de Taekwondo de Braga foi a grande dominadora e sagrou-se campeã.

José Teixeira

0 comentários: