15 de fevereiro de 2010

Análise à 20ª jornada da Divisão de Honra AFVR

Opinião por: Teixeira da Silva (jotesil@sapo.pt)

Mondinense, na deslocação que efectuou ao municipal de Santa Marta, fez o que lhe competia, - se ainda quer ser candidato - vencendo com relativa facilidade, o LOBRIGOS. Depois da sangria que o "Bila" perpetuou na equipa do Mondinense, esta equipa da região de Basto, passou por alguns revezes e teve que contratar à pressa um novo técnico e alguns - poucos - jogadores.

Os resultados têm sido razoáveis e depois da derrota do "Bila" no seu terreno contra o Régua, nasceu uma nova esperança para o Mondinense ao ser colocado no primeiro lugar. Até aqui, tudo bem. Porém, os homens do "apito", - não sei se instrumentalizados por alguém - cêdo começaram a trabalhar para que o "Bila" possa recuperar o tempo perdido. A arbitragem do senhor João Cabral, na jogo Vila Real - Murça, foi um escândalo. Cozinhou uma grande penalidade já em cima do fecho do encontro, que só ele é que viu, para não falar nos fora - de - jogo, que inventou, prejudicando fortemente a equipa do Murça. Como é possível a Comissão Distrital de Arbitragem não estar atenta a estas farsas? Se querem levar o "Bila" ao colo, utilizem outros meios, que nós cá estaremos para aplaudir. No final deste encontro o senhor Carlos Felisberto veio a terreiro dizer aos microfones da Rádio Voz do Marão, que a culpa é do terreno não estar em condições, estando a pensar na possibilidade de fazer os restantes jogos no pelado do Calvário.

Assim é que é falar. Então os relvados que toda a gente anseia já não são necessários para a prática do futebol...! Enfim, desculpa de mau pagador, como dizia a minha avó...! Antes de terminar este meu apontamento, gostaria de dizer aos vila-realenses, que tenho a maior simpatia pelo Sport Clube de Vila Real, e tenho muita pena que actualmente tenha necessidade de andar a mendigar vitórias pelas esquinas. Que saudades eu tenho dos Briosos e Castanheiras; dos Délios e dos Cunhas, e de tantos outros "monstros" do futebol trasmontano...

Mondim de Basto, é um dos 14 concelhos do distrito - talvez o mais pobre - que mais se esforça por garantir a prática do desporto à sua juventude. Mais de duzentos jovens de todos os escalões etários, praticam desporto nas nossas instalações desportivas, todos os dias. Até os mais velhos, não dispensam a sua preparação, exibindo a sua veterania saudável com grande afirmação. Não disse tudo que desejava, oportunamente darei mais algumas "dicas" para que Trás-os-Montes possa voltar a ser uma região respeitável e onde se possa conviver saudavelmente no desporto.

Foto: FR - Jogo entre Pegarinhos e Pedras Salgadas

16 comentários:

Adepto do futebol disse...

Isto cheira-me a adepto do Mondim...
Memoria curta que têm estes adeptos... Como é que o Mondim empatou o jogo em casa com o vila real.
Eu relembro com uma grande penalidade nos ultimos minutos arrancada a ferro, que até o Catana se riu...
Mas enfim essa não conta porque foi a favor do Mondim.

15 de fevereiro de 2010 às 10:50
Anónimo disse...

"se ainda quer ser candidato"??!!!. Sinceramente não percebo, quando é que o Mondinense deixou de ser candidato?"...ao ser colocado no primeiro lugar."???!!!
O Mondinense chegou ao primeiro lugar com mérito próprio, ninguém o "colocou" lá, foi o trabalho da equipa e o apoio dos adeptos, um campeonato é isto. O Vila perdeu com o Régua e nós ganhamos, passamos para primeiro, simples, lógico, é um facto. Para quem dizia a quando da contratação do Carlos Felisberto e dos novos jogadores que em Janeiro o Vila já teria descolado e estaria a uma distância confortável da concorrência....parece que se enganaram. Parece que a "super equipa" não é assim tão "super".

15 de fevereiro de 2010 às 11:08
Anónimo disse...

Isto é só gente com azia...

Não se esqueçam dos erros de arbitragem que prejudicam o Vila Real!
Nos últimos jogos:
contra o SCRégua: amarelo ao central (Pedro) quando devia ter visto o vermelho!
com o Murça, 2 expulsões que não aconteceram, após 2 agressões!

Enfim, sejam bons observadores, e deixem de dizer que o Vila anda a ser levado ao colo!

Observador Atento

15 de fevereiro de 2010 às 11:32
Anónimo disse...

sr anonimo das 10:5oh quem tem memoria curta é voce,diga-me aonde e em que ano é k o mondim empatou com o vila real de penalti??? se bem me lembro o mondim empatou com o vila real a jogar com menos 1 jogador desde os 45 min. da primeira parte,expulsão do pataco e golo de seguida de andr lisboa nesse mesmo livre, no começo d segunda parte o vila fez o 2-0, e o mondim com menos 1 jogador a 2 parte toda fez 2-2 e nenhum golo foi de penalti nem fora de jogo escandaloso,todos eles de jogada corrida e se o jogo tive-se mais 5 min. ainda o ganhava... isto e tudo uma treta e o futebol em tras dos montes ta viciado, ja n é quem é melhor k ganha ou sobe mas sim quem esses senhores "dirigentes da afvr " entenderem ou convierem... e nojento e quem perde somos nos todos transmontanos... pense nisso... ue vantagem tem um clube subir a 3ªnacional se depois nem 1ano se onsegue manter,isto se conseguir escrever a equipa,com tantos processos em tribunal etc etc é vergonhoso mas as pessoas estao atentas e breve o k resta dessa afvr sera so mesmo a divisao amadora...

15 de fevereiro de 2010 às 11:51
Anónimo disse...

No lance do Pedro, o Moura tem ainda ao seu lado o Duarte, que pode perfeitamente cortar o lance ou impedir que o Moura faça golo e já que estava tao atento deve lembrar-se que esse lance nasce de uma falta descarada sobre o Paulo Roberto que o sr Vitor Silva fez vista grossa.

15 de fevereiro de 2010 às 12:12
Anónimo disse...

Mas as pessoas de mondim estejam descansados que eles nao ganham em vidago,e outra vao ser muito mal recebidos.. Mico e Castanha tragam fatos anti bala por tudo que fizeram aqui e a prova do mau ambinte criado principalmente pelo Mico está as vistas de todos,o vidago está bem e as vitorias estao aí..

15 de fevereiro de 2010 às 12:15
Anónimo disse...

Observador Atento

Parece ser um adepto do SCVR e que viu o jogo contra o Murça. Eu que não vi, gostava de saber a sua opinião sobre todos os lances polémicos do jogo. Obrigado desde já.

15 de fevereiro de 2010 às 13:04
Douro disse...

Caro Teixeira da Silva,

Volta a relançar neste artigo de opinião as velhas teorias conspirativas? Bem, para além de continuar a sua "cruzada despeitada", pelo abandono do Carlos Felisberto do seu Mondinense (as razões já todos as conhecemos, desse mesmo abandono), mas relembro-lhe que as mais gloriosas "paginas" do seu Mondinense, tiveram o Felisberto ao seu leme, e isso mereceria gratidão e respeito.

Quanto ao peso Institucional do SC Vila Real nos orgãos associativos de Futebol de Vila Real, concordo com o Sr Teixeira da Silva, em situações de igualdade, esse grande poder do SC Vila Real, será decisivo, e poderá desempatar, porém a qualidade individual e colectiva do Plantel do "bila" é incontestavel.

Bom, quanto ao resto, Sr Teixeira da Silva, eu nunca "emprenhei" pelos ouvidos, passo a explicar. Não vi o ultimo Vila Real-Murça, e como tal, não vou ajuízar quer o filme do jogo, quer as suas incidências (o árbitro, reconheço que é péssimo, mas o pobre não sabe mais, cheguei já a essa conclusao). Supostamente o Sr Teixeira da Silva estaria no Municipal de Santa Marta a assistir ao Lobrigos-Mondinense, ou então terá o dom da ubiquidade. Caro Teixeira da Silva, eu só analiso ou comento o que vejo, houve uma GP ao fechar do pano no Monte da Forca? Pois, não estive lá, não poderei ajuizar a justiça da mesma. Assim como não estive em Mondim, no Mondinense-Vila Real, no jogo da 7ª Jornada, e não vou avaliar a justeza da GP q favoreceu o Mondinense já nos minutos finais, e que garantiu o empate ao seu Mondinense.


No fim de semana passado, assisti ao Vila Real-Régua, e testemunhei, tendo deixado aqui o registo do péssimo estado do relvado do Monte da Forca, e nesse contexto, pela qualidade técnica dos atletas do SC Vila Real, é claramenete o "bila" que saí prejudicado pelo mau estado do relvado, tem de construir, e o relvado limita a capacidade técnica dos seus atletas, e só vem beneficiar quem tem menor qualidade técnica e sobretudo quem tenta no Monte da Forca evitar a goleada ou evitar o 1º golo.


No seu ultimo paragrafo,, atentei na referencia que faz ao facto de Mondim de Basto, ser o mais pobre dos 12 Concelhos deste Distrito, não o creio, Sabrosa ou Mesão Frio, deverão ser talvez os Concelhos do nosso Distrito mais pobres. Porém, coloco-lhe uma questão, se advoga que Mondim de Basto será o Concelho mais limitações deste Distrito, o porquê dessa sua ambição obsessiva pela subida à III Divisão Nacional? Não haverá outras prioridades sociais, económicas num Concelho tão carenciado? Ou terá Mondim de Basto, um tecido industrial e comercial riquissimo que sustentam um clube nos Nacionais? Também nesse ultimo paragrafo, retive a importancia que o Mondinense começa a dar ao Futebol de formação, e aí tenho de lhes "tirar o chapéu", e incentivar essa política desportiva, sem esse mesma maturação, os nosso clubes tendem a desaparecer.

15 de fevereiro de 2010 às 13:06
Anónimo disse...

Ãtenção que apartir de 2 3 jornadas os clubes de cima da tabela vão jogar todos entre si...
No fim e qd faltarem 4 5 jornadas para o fim ja haverá Campeao...Mas será que o Campeão desta divisão ira mesmo subir....??????

15 de fevereiro de 2010 às 13:45
Anónimo disse...

Isto é um comentario a jornada, enfim, então so se fala do vila real vs Murça e do Lobrigos Vs Mindim, enfim, então as outras equipas já podem deixar de jogar a bola, sem comentarios.

15 de fevereiro de 2010 às 14:11
Anónimo disse...

Muito bem, parabens sr Teixeira da Silva. Um artigo muito bem escrito, com uma ideia clara, no entanto de análise a 20ª jornada tem muito pouco.
Ora, a 20ª jornada não teve apenas 2 jogos 1º, 2º o único intuito foi dizer que o seu Mondim está novamente em 1º lugar! Mas mais um vez com o discurso dos coitadinhos que são prejudicados e que la para os lados de mondim são uns pobrezinhosl...nem quando estão em 1º lugar tÊm a capacidade de ser superiores...

Cumprimentos

Scape;)

15 de fevereiro de 2010 às 14:12
Adepto disse...

Sr. anonimo de 15 de Fevereiro de 2010 11:51 tem a certeza que foi ver esse jogo.
Então o segundo golo do Mondim não foi de penalti???
Então diga-me que jogo foi ver pois o Mondim-Vila Real o sr. anonimo não foi ver de certeza.
E mais não digo

15 de fevereiro de 2010 às 14:49
Anónimo disse...

Eu gostava de saber como este senhor faz comentarios a jornada se ele estava em Santa Marta... No minimo deve ser Bruxo...

15 de fevereiro de 2010 às 14:56
petr cech disse...

o "bila" tem que subir,custe o que custar,isso já é prata da casa...se não consegue com mérito próprio,há algo por trás para que consiga,o que é uma grande vergonha...já em murça ganharam co m um penalty que não existe...mas pronto,já sabemos como é esta associação,UMA VERGONHA... saudações desportivas

15 de fevereiro de 2010 às 16:07
Anónimo disse...

todos falam contra o douro mas ele saber ver a bola e é justo....ja vi o regua dele perder e ele dizer k o regua perdeu bem....o douro mete na treta o teixeira silva no bolso.....continua sr douro gosto de o ler e nao tenha medo

VILA FOREVER

15 de fevereiro de 2010 às 16:30
el profeta isaias disse...

una verguenza, esto es una verguenza....una verguenza, esto es una verguenza...

15 de fevereiro de 2010 às 17:05