18 de janeiro de 2010

Ribeira Pena 2-2 Vidago
Divisão Honra AFVR - 16ª Jornada

Falta de concentração termina em empate

O Vidago empatou a domicilio com a formação do Ribeira de Pena. Os Albi-Negros tiveram claras oportunidades para chegar à vitória, e por duas vezes estiveram em vantagem no marcador mas, assim não foi possível. O jogo acabou com os da casa aplaudirem o guardião Francês que acabou por ser o herói da partida ao obter o golo do empate já em período de compensação.

Noventa minutos debaixo de muita chuva e num terreno impraticável, Ribeira de Pena e Vidago fizeram tudo ao seu alcance para dignificar este jogo da 16ª jornada do campeonato da divisão de honra da AFVR e o desfecho acabou por ser a divisão de pontos. Um resultado justo que acaba por premiar os bravos jogadores de ambas as equipas, cuja postura em campo foi irrepreensível…

O cenário climático nas horas antecedentes ao jogo fazia prever as piores condições para este confronto entre Ribeira de Pena e Vidago. Muito antes de soar o apito inicial, a chuva fez questão de começar a cair copiosamente e não deu tréguas às equipas e, principalmente… ao mal tratado pelado. Num terreno alagado e enlameado que piorava à medida que os minutos avançavam no cronómetro, as duas equipas entregaram-se sem reservas à disputa dos três pontos, tal era a importância dos mesmos para ambas as partes e nem mesmo as difíceis condições conseguiram desviar a concentração dos jogadores.

Apesar das limitações impostas pelo estado do terreno, as equipas, num duelo musculado e de muita força, conseguiram dar conteúdo ao jogo e a primeira parte até contou com algumas oportunidades de golo. E foram os Albi-Negros que ameaçaram primeiro o adversário mas, o guarda-redes Francês, esteve sempre atento e o primeiro período acabaria por terminar com um nulo no marcador.

Na segunda parte e como era de esperar face ao desgaste físico dos jogadores, o jogo não foi tão rico em situações ofensivas mas ficou marcado pelos quatro golos obtidos. Foi a equipa Vidaguense que primeiro se adiantou no marcador quando iam decorridos 68 minutos Nino, desce pela esquerda foge aos seus adversários e só com Francês pela frente marca e coloca os Albi-Negros a vencer por uma bola a zero.

Com a partida equilibrada, os de Ribeira de Pena dispuseram de algumas hipóteses de desfeitear o guardião contrário, mas, Cabreca e seus pares conseguiram até ao minuto 85 manterem-se em vantagem no marcador mas, mais uma vez a sorte foi madrasta para os Vidaguenses que acabariam por ver Nelson II a cinco minutos do termo da partida marcar e reestabelecer a igualdade.

Ainda assim tendo em conta o estado do terreno de jogo e a marcha do marcador, a partida era de parada e resposta, proporcionando aos assistentes alguns momentos empolgantes. Mas a esta altura já ninguém acreditaria que o resultado viesse a sofrer alteração mas enganavam-se porque o período mais emocionante ainda estava para chegar.

O jogo caminhava para o fim e já com os da casa cientes do empate, mas os Albi-Negros num derradeiro esforço, e numa jogada de contra ataque por intermédio de Castelo voltam a marcar quando iam decorridos 88 minutos e repunham alguma justiça no placard, ao colocarem-se novamente em vantagem no marcador. O Vidago chegava assim novamente à vantagem, vendo compensado todo o esforço realizado até então logo de seguida era levantada a placa dos quatro minutos para o termo da partida.

Voltaram a enganar-se aqueles que pensavam que estava escrita a história deste jogo.

Falta de concentração

O pior para o Vidago estava marcado para o minuto 92. Um lance esquisito de apreciar e de relatar. Existe uma falta já no meio campo da equipa Vidaguense e a favorecer a equipa da casa, o guardião Francês também se incorpora ao ataque da sua equipa (lembramos que nesta altura a equipa da casa já estava reduzida a dez unidades por expulsão de Freitas que tinha acontecido quando iam decorridos 50”). Na cobrança da falta e com culpa total para o sector defensivo do Vidago, a bola ressalta para os pés do número um do Ribeira de Pena que sem pensar duas vezes, faz um cruzamento para a área mas, a bola descreve um arco e para espanto de todos vai entrar no ângulo superior direito da baliza de Cabreca. Culpa para os atletas do Vidago que ficaram a olhar para o balão e só viram o esférico dentro da sua baliza. Falta de concentração capital que resultou no golo do empate e a perca de mais dois pontos.

Bravura das duas equipas confere alguma justiça ao empate

No final, e tendo em conta o estado lastimoso do terreno de jogo, o resultado pareceu ajustar-se ao trabalho realizado pelas duas equipas, face à atitude e à valentia dos jogadores de ambos os conjuntos, em condições tão adversas, a verdade é que nenhum deles merecia sair derrotado. Foi no entanto a equipa Vidaguense a mais penalizada já que por duas vezes esteve em vantagem no marcador e foi a segunda partida em que os Albi-Negros viram fugir a vitória em circunstâncias idênticas.

O Juiz da partida Marco Cardoso e tendo em conta o estado do terreno, realizou um excelente trabalho.

Texto: Augusto Oliveira
Foto: Vidagofc.no.sapo.pt

Ficha de Jogo:

Árbitro: Marco Cardoso
Auxiliado por: Paulo Guerra e Ruben Pereira

Ribeira de Pena: Francês, Litos, (Moisés aos74”) Pires, Nuno, Márito, Hugo, Nelson I, (Nelson II aos 76”) Vasco, Freitas, Fraga, Pisco (Pedro aos 61”).
Treinador: Rui Ralha
Suplentes não utilizados: Hélder, Vilela, Vítor Hugo, Hugo Caramelo.

Vidago: Cabreca, Márcio (Pedro Bouças aos 61”) Hélio, Nuno Rendeiro e Daniel, Portal, Pedro Adão e Nacho, Guillaume (André Veras aos 90”) Castelo e Nino.
Treinador: Júlio Batista
Suplentes não utilizados: Geadas, Diop e Filipe.

Cartões amarelos: Francês aos 49” e Hélio aos 54”
Cartão vermelho: Freitas aos 50”
Marcadores: Nino aos 68”, Nelson II aos 85", Castelo aos 88” e Francês aos 92”.

1 comentários:

Adepto de Futebol disse...

Como é que um arbitro esteve bem quando trata mal os jogadores do Ribeira de Pena e dificilmente marcou faltas a favor dos mesmos. Não percebo

19 de janeiro de 2010 às 13:19