5 de janeiro de 2010

Carta aberta aos leitores


Por: Augusto Oliveira


Caros Amigos


Agradeço do fundo do coração a vossa apreciação às minhas reportagens relativas aos jogos onde interfere o Vidago FC, porem, permitam-me que lhes transmita algumas considerações:

1 – Ao contrário do que muitos possam pensar, não sou nenhum ponta de lança que deixou de marcar golos. Não sou um guarda-redes que começou a meter água. Também não sou nem nunca fui dirigente desportivo ou árbitro de futebol e garanto-vos ainda muito menos treinador que não consegue os seus objectivos. Sou um indivíduo que, ao contrário de muitos que aqui colocam os seus comentários, gosta do que faz, sem nada dever a ninguém. Muitos pautam os seus comentários por eu vestir uma camisola e vocês? Não a vestem?

2 - O que se faz nos dias de hoje, não é o mesmo que se fazia no tempo dos nossos avôs. As auto-estradas da comunicação são um meio de todos nós podermos chegar num clique a qualquer tipo de informação. Mas, para que isso aconteça é preciso que alguém a escreva para que outros a possam ler e criticar. Perante tais factos não entendo as críticas a que se referem alguns respeitáveis anónimos!

3 - Numa sociedade cada vez mais consumista como a nossa, agradar a todos, é tarefa utópica e irrealista, pelo que só posso concluir que de forma quase implícita á actual realidade, que nem sempre é fácil produzir algo do agrado de todos.

4 - Compreendo os vossos pontos de vista embora não se encaixem de todo com o que penso sobre a liberdade de expressão expressa na constituição da Republica, (Todos têm o direito de exprimir e divulgar livremente o seu pensamento pela palavra, pela imagem ou por qualquer outro meio, bem como o direito de informar, de se informar e de ser informados, sem impedimentos nem discriminações). No entanto, mais do que defender, o meu ponto de vista estão os números! e os mesmos não deixem uma réstia que seja de dúvida quanto ao nosso sucesso, mesmo sem agradar a "gregos e a troianos"! (Também tenho consciência que o meu trabalho não pode agradar a todos... e ainda bem! É sinal que alguém fica incomodado...).

5 - O desagrado de uns, por vezes é a alegria e o sucesso de outros... e uma coisa já ninguém me tira, é que somos lideres indiscutíveis nos comentários expressos neste blog e isto meus amigos não se deve às minhas crónicas mas sim ao real e incontestável valor do clube do qual me orgulho de ser sócio ao contrário de muitos que aqui vêm colocar as suas papaias que, se calhar, nos seus, ou não são sócios ou não as cotas pagam. Ou ainda mais grave se calhar nem os pés colocam num campo de futebol pois assim poupam 5€.

6 - Para terminar, convido-os a todos sem excepção a exprimirem as vossas opiniões relativamente aos vossos clubes. E isto é muito simples basta munirem-se de um simples bloco de notas, de uma esferográfica, de uma pequena máquina fotográfica e com toda a coragem que têm demonstrado nas vossas críticas, avançarem para os campos de futebol e realizarem os vossos comentários e enviá-los para os respectivos órgãos.
Garanto-vos que qualquer um deles, com a RCA incluída, ficará satisfeito com o vosso contributo e com o trabalho que possam realizar em prol do desporto transmontano e talvez assim meus amigos possam passar de críticos a criticados.
È muito fácil criticar o trabalho dos outros. O que é difícil é nós tomarmos a iniciativa. Não sou católico mas subscrevo na íntegra as palavras de Jesus Cristo. (Pai perdoai-lhes porque não sabem o que dizem).
Há… Já me esquecia. A que tudo isto tem que ser feito a vossas expensas pois aqui não há direito a qualquer tipo de renumeração ou prémio o que conta é de facto o verdadeiro amor á camisola.


Nota Final:
Quantas vezes o nosso trabalho, feito com a melhor das intenções, mesmo que imperfeitamente ou sem atender ao gosto de todos, sofre críticas injustificadas, destituídas de fundamentação e, principalmente, feitas muitas vezes às escondidas, é como se pretendesse-mos evitar a verdade.
Diante de situações assim, vale o antigo provérbio árabe: “os cães ladram mas a caravana passa”.
A menos que a crítica seja fundamentada, ou da qual possamos tirar algum proveito para o aperfeiçoamento de nosso trabalho, vamos continuar a trabalhar em silêncio, mas sempre a trabalhar, pois se perdermos tempo com as críticas oriundas de quem está de braços cruzados, perderemos oportunidades preciosas de progresso, além de cairmos no jogo destruidor do desânimo que nos desmotiva e nos paralisa.

Por isso meus amigos Avancem com valentia… não tenham medo… porque como diz o ditado (os cães ladram mas a caravana passa).
Por ultimo deixei-me acrescentar que vou continuar a descrever o futebol tal como eu o vejo e não como os outros gostariam que eu o visse…
Um abraço e até sempre

13 comentários:

Douro disse...

Caros fieis leitores,

Confesso-vos uma coisa, eu e as Toiradas não temos relação nenhuma. Mas numa passagem pelo café da vila, vi na televisão duas coisas que me deixaram orgulhoso, nem sei bem porquê... Um forcado amador preto ovacionado de pé depois de uma pega extraordinária, e uma cavaleira loira que brilhou naquela "faena", porém, nenhum deles usava patilhas...

5 de janeiro de 2010 às 23:05
Anónimo disse...

Depois desta argumentação, nada mais há a acrescentar. Parabéns caro Augusto Oliveira (que não tenho o prazer de conhecer) e quanto aos cães, que venham eles ...

5 de janeiro de 2010 às 23:35
Anónimo disse...

PARABENS...Alem da coragem, da frontalidade, e do exelente trabalho de jornalista que penso que não faz disto profissão, quero deixar o meu Obrigado pelo seu trabalho em Prol da Regiao...Cumprimentos e Continue o seu trabalho porque faz falta senhor como o Augusto Oliveira.

6 de janeiro de 2010 às 00:46
Anónimo disse...

GRANDE AUGUSTO...é assim mesmo....mostra a esta cambada de inergumes o ridicolo que eles têm passado com os comentarios que fazem....
caro DOURO...é curioso ter sido o primeiro a comentar este artigo...serviu-lhe a carapuça foi»?»?????

6 de janeiro de 2010 às 00:46
Jorge Almeida disse...

Caro douro...nem o trato por Senhor porque decerteza não passa de um adolocente que apenas vem para este espaço criar confusao. Ja foi interrogado de forma humilhante pelos responsaveis deste blog. Ate convidado a dizer as suas barbaridades num programa em directo..ja é conhecido por todos no blog como o maior arruaceiro desta cumunidade. Tu estas a tirar a seriedade do trabalho de muita gente e a arriscar que este espaço acabe. Por favor sai faz login do site da bola ou do record e vai para la comentar porque a nivel nacional ate es capaz de animar e fazer as delicias de muitos humuristas a nivel nacional. Abraço e vamos aos poucos eliminar este tal douro.

6 de janeiro de 2010 às 01:00
Anónimo disse...

Venho aqui apenas e só para dar um abraço ao Augusto Oliveira e pedir-lhe que continue nesta caminhada. Revejo-me em muito do que aqui escreveu. Força AMIGO

6 de janeiro de 2010 às 01:06
Anónimo disse...

Caro Douro, continue a escrever, a dizer aquilo que pensa, pois pelos vistos incomoda muita gente, que infelizmente nao tem opiniao, pensam é pelos outros.
Humilhados sao aqueles que gostam de defender o que nao tem defesa.

6 de janeiro de 2010 às 10:30
Anónimo disse...

Engraçado, uns podem defender o sr Augusto Oliveira, que eu nem critico, pois é a sua opiniao, outros se tomam posiçao, ou contra ou entao defendem o sr Douro sao ridiculos e outras coisas, mas está bem vivemos numa pais em que se fala muito de democracia, mas pratica-la é complicado.

6 de janeiro de 2010 às 10:34
Anónimo disse...

anonimo das 10:30
mais uma vez digo....o douro incomoda sim,mas porque só diz barbaridades.....fala fala fala e nao diz nada que se aproveite....
o mais engraçado é que nem coragem tem para responder quando é confrontado com algumas coisas.....

6 de janeiro de 2010 às 15:26
Anónimo disse...

Sr. Augusto,gostei do que escreveu porque certas pessoas que o criticam não valem nada,porque se percebe tanto de futebol não vai pro campo ao domingo pra fazer 1comentário da equipa dele? Este sr douro de certeza que não sai de casa e depois só crítica depois de outros fazerem comentários. Agora digo eu,porque não vai a 1programa ao sábado de manhã?não é homem de dar a cara?tenha dó e deixe de comentar.

6 de janeiro de 2010 às 19:09
Douro disse...

Caros fieis leitores,

Em Portugal, tornou-se moda para insultar os adversários à distância, tratá-los por "Senhor": o "Senhor Obama", o "Senhor Sarkozy", o "Senhor Blair". Esse arrisvismo de pacotilha é irritante, mas demonstra a parvoíce em que anda a gramática: Quando ouço alguém chamar "Senhor Douro", já sei q é insulto gratuito. Inimigos?! Mas q expressão tão bélica, coisa espantosa, diria eu, às vezes lembra o Mundo real. Após visitar alguns dos blog´s "mais alinhados", não resisto a citar aquele cavalheiro chinês: "Devemos apoiar tudo o que o inimigo combate, e combater tudo o que o inimigo apoia." (Mao Tse Tung)

6 de janeiro de 2010 às 21:46
Anónimo disse...

Caro Douro, porque nao abandona este blog, ja muita gente neste espaço sabe a sua real identidade. Voce nem comparado com os colaboradores deste blog pode ser porque nao faz nada a nao ser quando liga a internet ou na sua casa ou no seu escritorio e começa a dizer disparates. Ja levou liçoes de moral de gente que se identifica realmente ao contrario do senhor...Ha tambem escusa de lançar comentarios em "anonimo" a auto defender se...pk quem realmente percebe de informatica o identifica facilmente. Abraços e nao se auto-defenda com comentarios em "anonimo"

7 de janeiro de 2010 às 02:42
VIDAGOSEMPRE disse...

GRANDE AUGUSTO, sempre na linha da frente
obrigado RCA

8 de janeiro de 2010 às 10:49