Karting: Rafael Lobato inicia época com vitória

Cada prova é constituída por uma sessão de treinos livres, uma de treinos cronometrados e três mangas de apenas 6 voltas cada. A grelha de partida para os 6 primeiros resulta da inversão da classificação da corrida anterior e cada manga e treino cronometrado atribui pontos separadamente, com o vencedor a receber 20 pontos, o segundo 19 e assim sucessivamente. Também é atribuído um ponto ao autor da volta mais rápida de cada manga.
Mais uma vez o piloto vila-realense Rafael Lobato participa neste campeonato com o objectivo de manter a actividade durante os meses de Inverno e adquirir mais experiência na condução do kart à chuva, pois o regulamento apenas permite o uso de pneus “slick”, sejam quais forem as condições meteorológicas.
Além disso, Rafael Lobato partia com a responsabilidade acrescida de defender o título conquistado na época anterior nesta categoria Evolução A, com motores de 85 cc.
Para esta prova inicial compareceram 15 pilotos, mas nas provas seguintes são esperados mais alguns, com o total a superar os 20. A eles se juntaram os 3 pilotos pertencentes à categoria de 100 cc.
Com o dia marcado pela instabilidade das condições atmosféricas, que alternavam entre o sol e a chuva intensa, a pista manteve-se sempre molhada, dificultando a condução dos veículos.
Nos treinos cronometrados, Rafael manteve-se como o mais rápido por larga margem até à 5ª volta, altura em que devido à sua vontade de fazer tudo perfeito, decide entrar na boxe para melhorar a afinação. Como a pista estava a secar, os outros adversários melhoraram os seus tempos e para cúmulo dos azares, quando regressou à pista, recomeçou a chover, originando que ficasse em 3º.
Na Manga 1, subiu para 2 º lugar na 1ª volta e aí se manteve a uma distância de cerca de 3s para o líder J. Ferreira, sem necessidade de correr riscos, pois este tinha sido penalizado em 10s por falsa partida. Aos 20 pontos da vitória somou o ponto extra da volta mais rápida.
Com um arranque demasiado cauteloso para a Manga 2, permitiu a ultrapassagem de vários pilotos, que depois conseguiu ultrapassar ao longo da prova, originando que apenas terminasse no 4º lugar.
Para a derradeira manga partia do 7º lugar, mas logo desde o arranque que adoptou uma toada de ataque e paulatinamente foi ultrapassando os seus adversários para alcançar a liderança na 5ª volta, com uma condução irrepreensível que o levou à vitória com mais de um segundo de vantagem e a adicionar o ponto extra da volta mais rápida, batendo mesmo os pilotos da categoria superior.
O final do dia chegou com mais uma vitória do Rafael, agora integrado numa nova equipa de assistência mecânica, liderada por Quim Zé.
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