19 de outubro de 2009

Basquetebol: Basket Clube de Vila Real 41-65 ADCE Diogo Cão

Campeonato Inter-Regional de Sub-14 feminino

Basket Clube vive dia histórico


18 de Outubro de 2009, 11 horas, Pavilhão do Centro Paroquial de Mateus. Um dia, uma hora e um local que ficarão para sempre marcados na história do Basket Clube de Vila Real, com a estreia absoluta de uma equipa do escalão de sub-14 feminino numa competição oficial e que coroa o excelente trabalho que a colectividade tem vindo a imprimir nos últimos tempos. Uma estreia que pode ser considerada auspiciosa, apesar da derrota. Um momento de grande afirmação e grande orgulho para o Basket Clube de Vila Real, que traça assim o seu caminho no basquetebol nacional.

Já se sabia que a tarefa não era fácil. O primeiro jogo, logo um dérbi local, disputado perante um clube com pergaminhos no basquetebol feminino, adivinhava-se complicado. A equipa de Sub-14 feminina do Basket Clube de Vila Real iniciou a sua preparação tardiamente, ultrapassando diversas adversidades. Uma equipa com muito pouco tempo de trabalho. Mas uma verdadeira equipa, que demonstrou talento, habilidade e uma enorme capacidade de crescer e vencer.

Com as bancadas cheias, a equipa do Basket Clube de Vila Real, apenas com oito atletas disponíveis, iniciou o encontro com grande animação e vontade. O espanto e a incredulidade pairaram no Pavilhão de Mateus: a novata equipa vila-realense abriu vantagem no marcador, dilatou a diferença e chegou a estar a ganhar por 19-0 no primeiro período. Com um jogo rápido e com boa técnica individual das suas jogadoras mais experientes, a equipa não tomou conhecimento do adversário e abriu uma diferença pontual assinalável. Registo para o primeiro cesto conquistado pela equipa, de autoria de Filipa Peres. No segundo período, a equipa da Diogo Cão equilibrou o marcador, colocando em jogo a sua maior experiência.

Na segunda parte, o encontro mudou de cariz. Com debilidades das atletas ao nível físico e sem opções no banco, Suzanne Barros, treinadora do Basket Clube de Vila Real, procurou limitar a reacção da Diogo Cão. Mas uma boa prestação da talentosa Maria João, ex-atleta do Basket Clube de Vila Real, acabou por desequilibrar definitivamente o marcador, vantagem confirmada no último período, com o desgaste completo das atletas do Basket Clube de Vila Real.

Mas a missão foi cumprida com êxito. Mais importante que o resultado, foi a conquista de um grupo, com um futuro auspicioso na modalidade.

Para a história, fica o registo da primeira equipa do Basket Clube de Vila Real: Ana Filipa Peres (2), Cristina Caeiro (11), Ana Figueiredo (6), Inês Grilo, Rita Lopes (6), Maria Costa, Inês Santos (2) e Ana Luís Pimentel (14).
Capitã: Rita Lopes
Treinadora: Suzanne Barros
Resultados parciais: 19-04; 06-12; 02-27; 14-22

GCBCVR

0 comentários: