16 de julho de 2009

Parapente enche os Céus de Mirandela

De 16 a 19 de Julho, os céus das Terras Quentes transmontanas receberão mais de meia centena de pilotos de parapente (o Top nacional) que disputarão o IV Open Internacional de Mirandela.

Esta prova, uma organização da WIND, Escolas de Parapente – Portugal, e do Aero Clube de Mirandela, é a quarta Prova do Campeonato Nacional de Parapente e conta para os rankings nacional e mundial da modalidade e é creditada pela Federação Portuguesa do Voo Livre e apoiada pela Câmara Municipal de Mirandela e Junta de Freguesia de Lamas de Orelhão.
Os melhores atletas do parapente nacional estarão presentes e disputarão uma modalidade crescentemente competitiva, na qual, como aconteceu em finais de Junho no Open de Montalegre, a vitória se decide por um segundo, em voos que duram entre 3 a 5 horas e que vencem mais de 50km em linha recta (mais de 150 km em distância total percorrida) do local de descolagem até ao Goal (meta). Os pilotos voam sem qualquer ajuda motorizada, em perfeito voo livre, pelo que têm que saber tirar o melhor das condições atmosféricas que enfrentam, aproveitando as correntes térmicas para, até à meta, conseguirem passar por todos os pontos marcados pelos comissários da prova, o que será medido e verificado pelo descarregamento dos dados do GPS que cada piloto transporta e que testemunha todo o seu percurso de voo.
Usufruindo das belas paisagens das Terras Quentes da região Transmontana, o piloto cruzará a região de térmica em térmica deleitando-se com as vistas que proporcionam uma competição relaxada e aguerrida.
Durante os 4 dias de competição haverá um programa de lazer desenhado para cativar iniciados e público interessado para a prática do Parapente, mostrando que é um desporto atraente, seguro e não excessivamente caro, podendo ser uma prática lúdica ao alcance de muitos.
Todos os interessados e curiosos serão muito bem-vindos e terão acesso a um conjunto de profissionais da WIND, Escolas de Parapente – Portugal, que trabalham nesta área e que lhes poderão fornecer todos os conselhos para se iniciarem no voo livre e no parapente.
No final de cada um dos dias de competição, haverá uma análise do melhor voo do dia anterior pelo Piloto que o efectuou.
Em cada um dos 4 dias de competição a saída efectuar-se-á do Aeroclube de Mirandela para o local de voo.
No último dia deste Open Internacional os melhores entre os melhores serão distinguidos na cerimónia de entrega de prémios, agendada para o final Domingo, dia 19, no Aero Clube de Mirandela.

0 comentários: