23 de junho de 2009

Ucraniano Andriy Ferents vence 5º Open do Granito

O ucraniano Andriy Ferents venceu 5º Open do Granito, sucedendo ao seu compatriota Viktor Ulyanovskyy vencedor em 2008 e ao checo Petr Velicka que triunfou em 2007.

A competição foi disputada no recinto ao ar livre da Escola E B 2 e 3 de Vila Pouca de Aguiar, no dia 21 de Junho de 2009, em 8 jornadas, no ritmo de 15 minutos por jogador e reuniu quase duas centenas de jogadores, com uma trintena de jogadores espanhóis em representação de 4 clubes da vizinha Galiza, 5 ucranianos e 1 austríaco.

O pódio absoluto foi formado por 3 jogadores de nacionalidade diferente. No 1º lugar ficou o ucraniano Andriy Ferents com 7.5 pontos, no 2º posto o espanhol Diego Del Rio com 7 e na 3ª posição o luso Fábio Barbosa.Foram classificadas 26 equipas com os Ferroviários do Barreiro constituída só por ucranianos a vencer colectivamente, em igualdade pontual com o Dias Ferreira de Matosinhos e com mais 1 ponto que os espanhóis Peña Recreativa Ourense.
Todos os participantes receberam um cubo de granito, rocha que dá o nome ao torneio e à feira que se desenrola na vila em simultâneo.
O município quer ser conhecido como capital do granito.Vitorino Ferreira, presidente do Concelho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Xadrez, dirigiu a prova. Foram árbitros: Ricardo Amaral (Associação Porto), João Martinho (Associação de Braga) e Lídia Freitas (Associação de Vila Real).
A entrega dos prémios esteve a cargo do Vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar e do Director do Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar.

Prof. Paulo Pedroso

0 comentários: