5ª Edição do Rali Rota do Folar

"Emoções Fortes"
Para além da prova ser pontuável para o Troféu Regional Ralis Douro, o Clube Automóvel de Vilarandelo abriu inscrições para uma “Prova Extra” na qual foram admitidas todas as viaturas que estavam de acordo com as especificações do Campeonato de Portugal de Ralis, Campeonato Open de Ralis, CPCR, viaturas do Grupo VSH e Troféus Monomarca. A abertura deu ainda mais espectacularidade ao evento, que arrastou multidões para as bermas da estrada.
A realização deste Rali, único em todo o Alto Tâmega, está a ganhar cada vez mais tradição e faz renascer uma paixão antiga dos transmontanos, que, juntamente com os “vizinhos” espanhóis, deram espectáculo a um prova que bem se pode dizer é já um dos principais eventos desportivos da região transmontana.
O Rali Rota do Folar, realizou-se no dias 25 e 26 de Abril, em Valpaços, com um total de cinco Provas Especiais, que, no seu conjunto, têm 42,8 Km, num percurso total de 121,3 Km.
O Clube Automóvel de Vilarandelo conseguiu desta forma um rali interessante, sendo fácil o seu reconhecimento, tendo uma percentagem de Provas Especiais que totalizam os 35,28 por cento do rali.
Esta prova, que foi a terceira pontuável para o “Campeonato Regional Douro – 2009”, teve como principal novidade o facto de se disputar em dois dias. No primeiro, tiveram lugar as verificações administrativas e técnicas e a primeira secção “Vilarandelo/ /Vilarandelo”, com a 1.ª Prova Especial (PE), com características de “Super-Especial” nocturna, a desenrolar-se no centro de Valpaços.
Nesta edição do Rali Rota do Folar, Júlio Bastos protagonizou uma intensa luta com o seu filho Luís Bastos, por menos de 2 segundos. Fora da luta entre os BMW esteve Luís Mota, que, com o Lancer Evo IV, foi 3º.
Jorge Santos, com o Citroen Saxo Kit Car, venceu na “Prova Extra”, mas a grande surpresa deste rali foi mesmo o carro 00 dos irmãos Duarte. Habitualmente a correrem em perícias, os irmãos Duarte fizeram a sua estreia em ralis e acabaram por rubricar uma excelente participação.
Preocupados unicamente com o espectáculo e sem ter o relógio como inimigo, esta dupla, que garantiu grande adrenalina ao Rali, foi a mais aplaudida e deixou boas indicações para poder participar em ralis.
Paulo Silva Reis
Para além da prova ser pontuável para o Troféu Regional Ralis Douro, o Clube Automóvel de Vilarandelo abriu inscrições para uma “Prova Extra” na qual foram admitidas todas as viaturas que estavam de acordo com as especificações do Campeonato de Portugal de Ralis, Campeonato Open de Ralis, CPCR, viaturas do Grupo VSH e Troféus Monomarca. A abertura deu ainda mais espectacularidade ao evento, que arrastou multidões para as bermas da estrada.
A realização deste Rali, único em todo o Alto Tâmega, está a ganhar cada vez mais tradição e faz renascer uma paixão antiga dos transmontanos, que, juntamente com os “vizinhos” espanhóis, deram espectáculo a um prova que bem se pode dizer é já um dos principais eventos desportivos da região transmontana.
O Rali Rota do Folar, realizou-se no dias 25 e 26 de Abril, em Valpaços, com um total de cinco Provas Especiais, que, no seu conjunto, têm 42,8 Km, num percurso total de 121,3 Km.
O Clube Automóvel de Vilarandelo conseguiu desta forma um rali interessante, sendo fácil o seu reconhecimento, tendo uma percentagem de Provas Especiais que totalizam os 35,28 por cento do rali.
Esta prova, que foi a terceira pontuável para o “Campeonato Regional Douro – 2009”, teve como principal novidade o facto de se disputar em dois dias. No primeiro, tiveram lugar as verificações administrativas e técnicas e a primeira secção “Vilarandelo/ /Vilarandelo”, com a 1.ª Prova Especial (PE), com características de “Super-Especial” nocturna, a desenrolar-se no centro de Valpaços.
Nesta edição do Rali Rota do Folar, Júlio Bastos protagonizou uma intensa luta com o seu filho Luís Bastos, por menos de 2 segundos. Fora da luta entre os BMW esteve Luís Mota, que, com o Lancer Evo IV, foi 3º.
Jorge Santos, com o Citroen Saxo Kit Car, venceu na “Prova Extra”, mas a grande surpresa deste rali foi mesmo o carro 00 dos irmãos Duarte. Habitualmente a correrem em perícias, os irmãos Duarte fizeram a sua estreia em ralis e acabaram por rubricar uma excelente participação.
Preocupados unicamente com o espectáculo e sem ter o relógio como inimigo, esta dupla, que garantiu grande adrenalina ao Rali, foi a mais aplaudida e deixou boas indicações para poder participar em ralis.
Paulo Silva Reis
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