22 de março de 2010

Fontelas 2-0 Sabroso
1ª Divisão Distrital AFVR - 23ª Jornada

O derrube de um castelo…

Uma tarde perfeita de sol, para se ir ao futebol, passar um bom pedaço, repleto de emoções e alegria, dependendo da contenda que se apoiasse. Este jogo, referente à 19ª jornada, em atraso, que colocou frente-a-frente, actuais, líderes da classificação e quintos classificados de uma tabela que tende a ficar apertada, ao nível dos interesses de subida assumidos, por uns, e, quase, confirmados por outros, disputado num palco que tem transmitido enorme confiança aos visitados, não conhecendo outro resultado que o mais doce sabor da vitória em todos os jogos anteriormente disputados naquele tipo de piso.

Era um encontro complicado para ambas as equipas e se, por um lado, estava uma equipa que vinha de uma rodada de 6 vitórias consecutivas, e mentalmente viriam superiores, do outro lado estava um conjunto que jogava aqui o tudo ou nada: ganhar significava o continuar do sonho, perder seria um adeus triste a uma época que se perspectivava, de topo. O inicio de partida revelou uma equipa mais coesa, com mais posse de bola e demonstrando que a liderança não era uma mera formalidade, ritmando o jogo, vendo um adversário que entrou numa fase de estudo inicial, procurando ver os pontos relevantes para preparar o “assalto ao castelo”. Foram 20 minutos de futebol curto de horizontes mas com um enorme susto para os fontelenses, num remate violento, de bola parada, à barra por intermédio de Vitor.

O susto acordou fontelenses para o jogo, reagindo no imediato. Dessa reacção resultou o primeiro golo da tarde, e que golo, apontado por Bruno Soalheiro num remate daqueles que nem que os guarda-redes tenham asas, poderão evitar o balançar das redes. Era um Fontelas eficaz que aproveitava as, poucas, ocasiões existentes no jogo. O Sabroso sentiu muito o golo sofrido e, apesar de tentarem, não conseguiram revelar uma superioridade clarividente no que se passou até final da primeira metade. O Fontelas, por seu lado, assumia o estatuto de se encontrar em vantagem e demonstrava não ter receio da reacção contrária. Ao intervalo, mexiam-se os bancos, uns por dificuldades físicas dos intervenientes, outros por mudança táctica, incutindo maior acutilância ao meio-campo ofensivo.

As alterações acabaram por resultar melhor para os fontelenses, dispondo de mais espaços para criação ofensiva, e as oportunidades foram reaparecendo para a baliza dos visitantes. Kiko e Hugo Bareta falharam ocasiões redondas de alvejarem a baliza contrária, aproveitando Pedro, recém-entrado na partida, para ampliar o resultado, à entrada do último quarto, altura em que se esperava fosse o momento do tudo ou nada dos homens do Sabroso.

A partir desse momento pouco mais de realce se poderá descrever neste comentário pois fontelenses entraram num período de contenção, fazendo desaparecer minutos no tempo que faltava para festejarem o regresso aos triunfos entre portas. A vitória assenta bem na eficácia dos fontelenses ante adversário que não conseguiu reagir à adversidade de sofrer um golo, apesar de serem, com toda a justiça, líderes da tabela classificativa. Última nota para o período de compensação, muito longo, que trouxe 3 expulsões ao jogo e alguns actos de enorme inconsciência de alguns dos intervenientes, algo reprovável nesta partida.

A arbitragem revelou-se positiva, sem influência no resultado final, embora fique como nota o facto de não ter conseguido controlar o jogo, num período onde se jogava mais duro e feio. Nas expulsões, pareceu-nos correcto em 2 delas, ficando-nos a dúvida da justiça da expulsão do segundo homem fontelense.

N. Correia


Ficha de jogo:


Jogo no Estádio Municipal Artur Vasques, em Peso da Régua
Árbitro: Carlos Pereira, de Boticas
Auxiliares: Domingos Oliveira e Paulo Figueiredo

FONTELAS – Mário Rui; Toni Trindade, Tiago, Norberto e Luis Monteiro; Hugo Ermida, Ricardo Almeida (Toni Monteiro, 59’) e Bruno Soalheiro; Hugo Bareta (Pedro, 70’), Daniel (João Almeida, 46’) e Kiko. Suplentes não utilizados: Rui, Gil, Tó Félix e Ika Ferraz
Treinador: Ricardo Teixeira

SABROSO – Toni I; Vitor (Luis Baby, 46’), Mota (Marco, 79’), Toni II e Pascal; Fernando, Sousa, Duarte e Cannigia; Edgar (André, 59’) e Keko. Suplentes não utilizados: Tiago, Pio, Nuno e Masika
Treinador: Carlos Borges

Ao intervalo: 1 – 0
Cartões Amarelos: Tiago (14’), Kiko (25’ e 90+5’), Bruno Soalheiro (49’), Norberto (55’) e Toni Monteiro (74’) para o Fontelas; Vitor (25’) e Duarte (58’) para o Sabroso
Cartões Vermelhos: Kiko (90+5’, acum.) e Toni Monteiro (90+8’, dir.) para o Fontelas; Fernando (90+8’, dir.) para o Sabroso
Marcadores: Bruno Soalheiro (20’) e Pedro (78’) para o Fontelas