26 de fevereiro de 2010

SC Vila Real regressa ao Calvário até relvado do Monte da Forca estar praticável

De acordo com Artur Ribeiro, membro comissão administrativa do SC Vila Real, o clube irá deslocar os próximos encontros da equipa sénior para o Campo do Calvário em detrimento do Estádio Municipal do Monte da Forca.

A medida entrará em vigor este domingo com a realização do encontro Vila Real – Mondinense, um jogo muito importante para a equipa da casa, na prossecução dos seus objectivos.

Quanto às razões para esta mudança, Artur Ribeiro fala do “mau estado do relvado do Monte da Forca”, muita vezes impraticável em dia de jogo. O dirigente adiante que nos próximos dias especialistas da Câmara de Vila Real irão examinar o relvado de forma a resolver a situação. “Assim que o tempo melhorar o relvado estiver praticável, regressaremos ao Monte da Forca”, afirmou. Apesar do que se tem vindo a falar, está fora de hipótese a colocação de um relvado sintético no Estádio Municipal.

Alguns contestatários do clube, referem ainda, esta mudança seja estratégica, no sentido de forçar a câmara Municipal a repensar o projecto para o campo do Calvário, que na semana passada teve avanços significativos.

19 comentários:

bila 4ever disse...

espero bem que isto seja verdade...esta de volta a mistica do bila e com toda a cidade a apoiar e mais facil!

vamos la levar o nosso vila a palcos que merece

23 de fevereiro de 2010 às 12:00
Abc disse...

Nunca devia ter ido para o SCVR jogar para o Monte da Forca! Aleluia que o Bila volta para a cidade... vamos ver se é só ate ao fim da epoca!

A camara que faça mas é as piscinas no Monte da Forca e que ponha um sintetico no Calvario...a isso sim chama-se evoluçao...

Força Bila...Rumo ao titulo

23 de fevereiro de 2010 às 12:08
Anónimo disse...

concordo com o k diz o Abc em k a camara devia por um sintetico no velhinho campo do calvario e k va faser as piscinas no parque da cidade (lol)mas com isto de o BILA vir jogar ao calvario so espero k nao seja prejudicial a nossa equipe pois eles estao habituados a jogar no relvado e ja agora queria pedir aos adpetos Vila Realenses para nao faltarem a esse grande jogo boa sorte e k ganhe o melhor ou seja nosso grande BILA

23 de fevereiro de 2010 às 14:04
Douro disse...

Caros,
Com o Reodenamento Territorial, há cerca de 2 décadas, era ponto de honra que os espaços desportivos se localiza-se fora do centro das Cidades. Foi nesse contexto que nasceu esse megaprojecto (que entretanto abortou) do Monte da Forca, e com essa "nova casa" (mudança essa efectuada em 1990/91), quem ficou claramente a perder foi o SC Vila Real, aliás, jogar hoje no Monte da Forca como visitante, é jogar em terreno neutro ou em "casa", dada a pouca afluência dos simpatizantes do Vila Real.
~
Esta medida, supostamente do Carlos Felisberto e equipa directiva, irá concerteza levar mais "calor humano" á equipa do SC Vila Real, nesta fase tão decisiva, e voltará a renascer o "inferno do Calvário", quem está após o almoço a tomar café no Pioledo, dá ali um "saltinho" e vai à "bola".

Já li algures que esse espaço, o Calvário será demolido, na minha modesta opinião não sei se será a melhor solução, porque não requalificar esse espaço "emblemático", justamente com um sintético, e criar um outro Projecto que não desportivo para o Monte da Forca? Sei que os próximos tempos são de contenção, contudo, sempre se poderá rentabilizar as mais valias do Monte da Forca, isto em termos de area, assim haja vontade, criatividade e imaginação.

23 de fevereiro de 2010 às 14:06
Duriense disse...

Ca está o super jornalista, "Douro" um dos poucos porofissionais a comentar desporto na regiao! A SIC ja anda atras dele. Atenção A direcção do Régua devia subir a clausula de rescisão desse senhor!

23 de fevereiro de 2010 às 18:42
Anónimo disse...

Aqui está uma boa decisão que só peca por tardia. Já noutros comentários tenho expresso a seguinte opinião:
1) O campo do calvário está ligado à história desportiva da cidade de Vila Real. Foi aí que o nosso BILA nos deu as maiores alegrias nas celebres tardes de domingo. Actualmente é um espaço onde centenas de jovens praticam desporto; Porque não conservar o que é histórico e é útil para as crianças?
2) A construção das piscinas neste espaço vai implicar a remoção de muito aterro, com recurso à utilização de dinamite para partir o duríssimo granito que está no subsolo. Aquilo vai transformar-se numa autêntica pedreira! Os prédios à volta vão rachar, o pó será imenso e os residentes não terão descanso.
3) Os custos de construção das piscinas serão muito grandes, maiores por exemplo do que a mesma construção numa zona onde não seja necessário fazer tanto desaterro. Uma sugestão: porque não no actual parque radical?
4) Os custos de manutenção, principalmente com o bombeamento da água, serão muito maiores do que a construção das piscinas numa zona mais baixa da cidade.

Face ao exposto, a autarquia deveria ponderar esta iniciativa. Com muito menos dinheiro, ponham um relvado sintético no campo, construam umas bancadas mais acolhedoras e tragam de volta para a cidade o nosso BILA e as equipas da Formação Juvenil que jogam no Campeonato Nacional, seja da Diogo Cão, do Abambres ou do Bila. A cidade recompensará esta iniciativa. O Monte da Forca, devido à sua localização (longe, fria, ventosa), nunca será um espaço acolhedor nem funcional para o desporto infantil. Levem para lá as piscinas. Porque não? Tenham a coragem de perguntar à cidade se concordam com a transformação do Calvário num parque de estacionamento e piscinas. Digam também quanto vão custar as referidas piscinas e quanto custariam se fossem construídas noutro sítio mais próximo das actuais piscinas fluviais. Porque será que os nosso políticos tentam governar contra os interesses da população? Haverá outros interesses obscuros no meio disto tudo? Só pode...

23 de fevereiro de 2010 às 19:22
Anónimo disse...

Como ex-atleta, foram várias as vezes que tive o prazer de jogar e mesmo em miudo ver ao vivo jogos no Calvário. Foi sempre com grande ansiedade que vivia os momentos antecedentes a esses jogos(alguns dos quais contra equipas que não eram o Vila Real), pela história, pela mistica que o Campo do Calvário representa a nivel do Distrito de Vila Real. Espero que consigam relvar o Calvário, que todos os praticantes de futebol do distrito e não só agradecem.

23 de fevereiro de 2010 às 22:16
Anónimo disse...

Vamos lá Bila, vamo-nos a eles. É agora no nosso campo velhinho que lhes vamos mostrar a nossa garra. Força Vila Real!

23 de fevereiro de 2010 às 22:18
Rui_Barbosa disse...

NAO SE ESQUEÇAM QUE UMA GRANDE PARTE DO MONTE DA FORCA PERTENCE AO CLUBE DE PARADA DE CUNHOS QUE INCLUI O PELADO E BALNEARIOS , ONDE SERAO CONSTRUIDOS OS 2 SINTETICOS!MAS ESQUECEM-SE DE UMA COISA!UM DESSES SINTETICOS VAI PERTENCER AO PARADA E NAO AS CAMADAS JOVENS COMO SE DIZ!

23 de fevereiro de 2010 às 23:09
Anónimo disse...

Ao Mondinense, de uma assentada, foram-lhe buscar o treinador e sete jogadores titulares! Coincidência! Para onde foram jogar? Coincidência! O Bila resolve mudar de campo precisamente no jogo com o ... Mondinense! Coincidência! Porque não desclassificam todas aquelas equipas que se encontram na primeira metade da tabela, com excepção -claro!- da equipa da grande capital?
Como alguém dizia, "o pão dos pobres quando cai ao chão, fica sempre com a manteiga virada para baixo!".

24 de fevereiro de 2010 às 10:54
Rui_Barbosa disse...

PQ É QUE VCS NAO PUBLICARAM O MEU COMENTARIO?NAO DDISSE NADA DE MAL NEM INSULTEI NINGUEM

24 de fevereiro de 2010 às 12:11
Anónimo disse...

sr rui barbosa voçe nao sabe o k dis pois no monte da forca da para construir nao 2 mas 3 ou 4 campos sinteticos ou voce nao é de PARADA

24 de fevereiro de 2010 às 21:00
luis disse...

A camara, podia muito bem aumetar as piscinas do codecais, e deitar o parque radical a baixo, pois ate hoje nao sei bem qual a finalidade daquilo, pois nao se realiza la prova nenhuma.

24 de fevereiro de 2010 às 22:40
Rui_Barbosa disse...

Não sou de Parada de Cunhos!O que eu quis dizer é que está agendado para este ano a construção de 2 sinteticos no pelado do Monte da Forca!É o que está no projecto!O lugar exacto é esse!O problema é que esses 2 campos deviam pertencer os 2 ás camadas jovens das formaçoes de Vila real,mas o que vai acontecer penso que não é isso!vai haver muita gente a reivindicar alguma coisa, e como o pelado pertence ao Parada de Cunhos deve com certe4za ter alguns direitos!

25 de fevereiro de 2010 às 08:15
Douro disse...

Caros,

No Semanário a Voz de Trás os Montes, li atentamente na edição desta semana um artigo de opinião de Carlos Botelho, título "Quo vadis Calvário", e recomendo vivamente a leitura do mesmo a todos os vilarealenses e Transmontanos em geral. O autor aborda mesmo a necessidade de referendar o futuro do Calvário, e também neste campo estou completamente de acordo com o autor. Eu como reguense, iria causar-me mágoa, tristeza ver o meu SC Régua deixar de utilizar o também emblemático "Artur Vasques" (que conta já cerca de 60 anos de "estorias" gloriosas do meu SC Régua), felizmente para a nossa Comunidade, aquele espaço foi recentemente requalificado e é orgulhosamente a nossa sala de visitas. Termino com esta frase do Carlos Botelho, "Quem não preserva a memória, não poderá ter muito futuro..."

25 de fevereiro de 2010 às 14:03
Anónimo disse...

Verdades...

Não sou adepto de nenhum dos clubes que está envolvido na luta pela subida de divisão,mas há coisas que gostaria de dizer:

- o Vila Real ganhou ao Murça com um penlty que não existiu e poucos tiveram "bolas" para escrever o que viram ou não que não viram...;

- O Vila Real viu o Juiz fazer vista grossa a uma grande penalidade evidente no recente Vidago-Vila Real (como as imagens da ATTV comprovam) e poucos o disseram ou escrevaram;

-são estes artistas de opinião, caseiros, que muitas vezes estragam a modalidade;

-já ouvi pessoas do Mondinense a rir sobre a mudança de campo do Vila Real. Mas porque???qual é o espanto??Incompreensivel seria se o jogo fosse em Sabrosa ou na Régua!!Assim é no centro da cidade e, certamente, terá mais gente e até nem podem dizer que é para tirar vantagem do pelado porque o Vila Real está habituado a jogar em relva natural!

- Fico a torcer por um bom jogo e pela verdade desportiva!

25 de fevereiro de 2010 às 14:56
Anónimo disse...

anonimo disse
sera que o bila ja avisou o mondinense que vai jogar no calvario?

25 de fevereiro de 2010 às 21:05
Anónimo disse...

Está no site da A.F. Vila Real uma nota....é só estar atento....

26 de fevereiro de 2010 às 10:34
Anónimo disse...

Apela-se ao Sr. Presidente da Câmara de Vila Real que reconsidere a sua posição em prol do desporto e da história desportiva da cidade de Vila Real. O Campo do Calvário tem potencialidades que nenhum outro espaço tem. Pode ser um centro aglutinador do desenvolvimento da cidade, especialmente para a restauração. As camadas jovens, pela proximidade das Escolas, podem também beneficiar muito com isso, principalmente nos dias de hoje em que os valores de "equipa" e o respeito pelo "outro" se estão a perder. Será que a Associação Comercial de Vila Real está a dormir quanto a este caso? Ou também já estão vendidos aos interesses imobiliários que estão em preparação para esse espaço????

1 de março de 2010 às 10:14