25 de fevereiro de 2010

“Orimarão” em mais duas provas de referência para a Orientação em Portugal

Portugal desde alguns anos a esta parte que está na rota de selecções como a Suíça, Noruega, Suécia, Dinamarca, França, República Checa entre outras. Este ano não foi excepção, e desde o Meeting Internacional de Arraiolos que assistimos a uma verdadeira parada de “estrelas” da modalidade, a treinar e competir nas florestas Portuguesas.

No fim-de-semana do Carnaval, entre 13 e 16 de Fevereiro, na zona de Leiria e nos dias 20 e 21 de Fevereiro, no Crato, o Orimarão participou em mais dois grandes Eventos de Orientação: o Portugal “O” Meeting (POM) e o Norte Alentejano “O” Meeting (NAOM). Nestas duas competições, das mais participadas no nosso país, os atletas Portugueses competiram com campeões da Europa e do Mundo nos escalões seniores e juniores, podendo assim comparar prestações e resultados, mas também observar, aprender e trocar experiências com verdadeiras referências da modalidade que se encontravam entre os 1800 atletas que participaram nestas competições, dos quais mais de 1000 eram estrangeiros!

Foram mapas de excelente qualidade para a prática da Orientação que os 16 atletas do Orimarão que participaram nestas competições puderam encontrar. Florestas de dunas de areia no Portugal “O” Meeting a contrastar com Herdades de montado no norte do Alentejo. Se na região da Figueira da Foz a leitura e interpretação de pormenores de micro relevo foi determinante para a prestação dos atletas, já no Crato era necessário acrescentar muita precisão à interpretação do relevo, pois os pormenores rochosos e o declive acentuado dificultavam a visibilidade e a progressão. Seis etapas de Orientação para por à prova a capacidade técnica e física dos atletas, que de uma forma geral estavam deliciados, no cair do pano de mais uma grande jornada de Orientação. Subiram ao pódio os atletas do Orimarão Bruno Fundo, no POM e no NAOM, Laurinda Alves no NAOM e Paula Nóbrega no NAOM.

Podem consultar os resultados completos e as fotos das provas em: www.orimarao.pt.

0 comentários: