25 de fevereiro de 2010

Associação de Modelismo de Vila Real abre portas à população

No mês em que comemora o 16º aniversário, a Associação de Modelismo de Vila Real (AMVR) tem em agenda várias provas internas na tentativa de cativar os praticantes vila-realenses para uma modalidade com alguma tradição na região.

O objectivo da nova direcção a cargo da AMVR passa por angariar o maior número de sócios possível, juntando-se, assim, aos 300 associados que compõem esta associação. A quantia é simbólica (12 euros/ano) e irá possibilitar a realização de mais provas internas, só com praticantes associados, algo que tem faltado à AMVR.

“Só com uma moldura humana considerável é que teremos forças para organizar provas de prestígio e atrair até Vila Real competições de âmbito nacional e internacional”, explicou Luís Cabral, admitindo, no entanto, que as actividades ligadas ao automobilismo “estão a sofrer bastante com a crise”.

“As pistas de radiomodelismo do Monte da Forca e de todo-o-terreno de Bisalhães estão de portas abertas para todos os praticantes, com ou sem experiência”, como garantiu o recentemente eleito presidente da direcção da AMVR, Luís Cabral. Tudo porque “não faz sentido gastar dinheiro na compra de um carro de modelismo e depois não ter oportunidade de o experimentar numa pista profissional, sem compromisso”.

“Slots” são nova atracão dos amantes das miniaturas

A pista de radiomodelismo do Monte da Forca já recebe, actualmente, nove provas nacionais em diversas escalas de competição, atribuídas pela Federação Portuguesa de Rádio Modelismo Automóvel (FEPRA) mas, apesar de tudo, o número de praticantes da região ainda escasseia. Também os praticantes associados à AMVR fazem provas pontuáveis nos diversos pontos do país. Exemplo disso é a prova de 24 horas de “slots” realizada no Pavilhão Rosa Mota, no Porto, onde se reúnem as melhores equipas do país. Segundo Luís Cabral, os “slots” vão dando “alguma vivacidade à pista do Monte da Forca” e aos amantes da modalidade, um género de prova menos dispendiosa que “tem vindo a atrair cada vez mais participantes”.

Actualmente, decorrem todas as sextas-feiras campeonatos internos de “slots”, numa pista com cerca de 30 metros e que possui quatros calhas, uma para cada carro de “slot”. O Próximo passo será adquirir uma pista de 6 calhas, para que mais concorrentes possam participar simultaneamente e poder ter condições para receber provas de outra magnitude, infelizmente, uma pista deste género pode custar até sete mil euros.

Para o próximo dia 27 e 28, altura em que decorrem as comemoração oficiais do 16ª aniversário da AMVR, terão lugar algumas provas internas. No dia 27 de Fevereiro, às 15 Horas, terá lugar a Prova de Resistência de Slots (Grupo 5), sendo que no dia seguinte, pelas 10 horas, arranca a Prova de Radiomodelismo Escala 1/5, a mais apetecível.

Luís Cabral pretende que estas provas não sejam isoladas, e se repitam ao longo da época desportiva. “Por cada deslocação que uma equipa da AMVR realiza são gastos cerca de 300 euros em despesas fixas, logo, se pudermos fazer as competições dentro de provas tanto melhor”, explicou.

O recinto da Associação de Modelismo de Vila Real está aberto todas as terças, quintas, sextas e sábados e mesmo quem não tenha material necessário para fazer uma corrida, a AMVR fornece um carro de “slot” para poder experimentar todas as sensações do automobilismo em miniatura.

FR (Notícias de Vila Real)

0 comentários: