15 de setembro de 2009

Motocross - Rui Gonçalves é vice-campeão do mundo

Rui Gonçalves obteve neste fim-de-semana o melhor resultado de sempre alcançado por um piloto português no Campeonado do Mundo de Motocross ao sagrar-se vice-campeão do “Mundial” depois de terminar em quarto classificado na prova final desta época disputada em Canelinha, no Brasil.

Não era bem este o título pelo qual muitos fãs portugueses aguardavam no final e Rui teria mesmo que beneficiar de um qualquer azar do líder do campeonato, Marvin Musquin, para dar a volta ao resultado. O piloto da KTM – Red Bull obteve o segundo posto nos curtos treinos de qualificação da manhã de domingo uma vez que todas as sessões de treinos de sábado foram anuladas devido às intensas chuvas ocorridas no sul do Brasil durante a semana.

Nas duas corridas da tarde que liderou durante algumas voltas, consequência de dois excelentes arranques, Rui cruzou a meta de ambas apenas na quinta posição assegurando o quarto posto na soma das duas. No final deste grande prémio e campeonato o piloto português fez um resumo da sua época e agradeceu a todos os que o ajudaram: “Foi o meu melhor resultado, é histórico para Portugal e para mim próprio numa época que foi muito difícil para mim, tanto física com psicologicamente. Por duas vezes perdi os sentidos, desloquei o ombro duas vezes também e depois o problema com o joelho, entre outros, dos quais alguns foram mecânicos.

Não era isto que eu esperava e agora já não é possível fazer mais nada mas fico contente por ter feito história para o meu país. Quero agradecer à minha equipa, factory KTM – Red Bull, que sempre me apoiaram e disponibilizaram uma moto fantástica, ao meu mecânico Bernhard Spitzer, ao meu treinador Russell White e a mais que ninguém, ao meu pai e à minha mãe que têm apoiado tudo o que fiz. Queria deixar um reconhecimento especial aos meus fãs que me enviaram mensagens durante todo o ano para me encorajar para este Mundial, foram fantásticos e agradeço-lhes muito. Espero que continuem pois é uma grande motivação para mim e este título de vice-campeão é também dedicado a eles,” disse.

Na temporada de 2010, o piloto de Vidago vai subir à classe rainha de MX1 onde certamente continuará a ter um excelente desempenho ainda aos comandos de uma KTM.
Classificação MX2 Canelinha (Brasil):

1. Marvin Musquin, France, 50
2.Ken Roczen, Germany, 44
3.Steven Frossard, France, 38
4. Rui Gonçalves, Portugal, 32
5. Valentin Teillet, France, 32

Campeonato do Mundo MX2:

1. Marvin Musquin, France, 540
2.Rui Gonçalves, Portugal, 500
3. Gautier Paulin, France, 437
4.Davide Guarneri, Italy, 418
5. Ken Roczen, Germany, 390

in: www.ojogo.pt

0 comentários: