27 de julho de 2009

42º Circuito de Vila Real: chegou ao fim mais uma edição do circuito citadino

Chegou ao fim a edição de 2009 do Circuito de Vila Real, após um fim-de-semana onde não se ouviu mais nada além do ruído dos motores. A adrenalina foi grande ao longo dos dois dias de competição, onde cerca de 150 pilotos competiram em quatro provas distintas.
No 1º dia, sábado, tiveram lugar os treinos livres e cronometrados, que terminaram por volta das 18h30, altura em que teve início a primeira prova pontuável do dia.

Com a duração de 50 minutos, a 1ª manga desta etapa do Campeonato de Portugal de Resistência (CPRES) arrancou com Pedro Salvador em primeiro, o piloto flaviense da Juno Racing que conseguiu o melhor tempo nos treinos cronometrados. Contudo, o primeiro classificado no CPRES foi obrigado a abandonar à 4ª volta, altura em que levava um avanço de 30 segundos para o 2º classificado. Quem lucrou foi Francisco Cruz Martins, ao volante do Porsche 997, que no final da prova estava radiante. "É uma honra ter vencido aqui, em Vila Real. É o sonho de qualquer piloto português". Na segunda manga, realizada no 2º dia de corridas, o Porsche 997 voltou a brilhar, sendo o vencedor absoluto da prova do Campeonato Nacional de Resistência realizada em Vila Real.

O dia 26, Domingo, foi, de resto, o dia alto do circuito, onde entraram em cena os protagonistas do evento, com as provas CTGT - Cidade de Vila Real (H81), a Taça de Portugal de Circuitos (PTCC), Taça de Portugal de Clássicos e a segunda manga do Campeonato de Portugal de Resistência.


A prova não pontuável CTGT - Cidade de Vila Real (H81), a única com o aroma internacional, foi a primeira a arrancar no segundo dia do circuito citadino, onde Rodrigo Gallego, com o Lola T292 da Team Bip, largou da pole e venceu de forma convincente, seguido no pódio por Manuel Neto (Ford Escort), primeiro dos Turismos, e Luís Costa (Porsche 928), primeiro dos GT’s.

Seguiu-se então a Taça de Portugal de Clássicos, onde Joaquim Jorge, com o Ford Escort RS, levou a melhor Sobre António Nogueira e Pedro Fins, 2º e 3º classificados, respectivamente. Na categoria de 1300 cc, Rui Azevedo (na 1ª corrida) e Vítor Araújo (na 2ª corrida), dominaram o pódio, com a melhor volta a pertencer a João Ramos (Toyota Starlet).

Na Taça de Portugal de Circuitos (TPCC/PTCC), o favoritismo recaía sobre César Campaniço (BMW 320 SI), actual campeão em título, que venceu tranquilamente a primeira corrida do dia. ”Fiz um bom arranque e senti alguma pressão do Jorge Arreal, mas depois fui ganhando margem e a determinada altura estava confortavelmente na frente”, referiu o piloto. Contudo, na segunda corrida, o piloto campeão seria ultrapassado por João Figueiredo (Peugeot 407), que teve de aplicar-se a fundo para conseguir este primeiro triunfo do ano, na última jornada do PTCC. "Finalmente conseguimos uma vitória que, diga-se, já merecíamos”, explicou o piloto da equipa “Automóveis do Mondego – Sport”.

Esta foi, portanto, a última prova do dia, que cessou a edição de 2009 do Circuito de Vila Real. Para o ano espera-se que já seja possível trazer até ao mítico circuito citadino uma prova internacional pontuável, mas para isso terão que ser construídas umas boxes exclusivas para o efeito. Manuel Martins, presidente da autarquia, garante que estas serão construídas na zona da recta de Mateus, assim como uma nova meta, para que o afamado circuito possa cumprir as regras de segurança impostas pela Federação Internacional do Automóvel.

Filipe Ribeiro in:www.noticiasdevilareal.com

0 comentários: